sábado, 28 de setembro de 2013

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO


Olá meninas e meninos! 

Estávamos com saudades de vocês, nesta semana iniciamos as nossas observações do estágio curricular na educação Infantil na rede municipal de Salvador, no bairro da Boca do rio. Fomos muito bem recebidas pela escola e toda comunidade escolar.

A observação propicia ao graduando uma desconstrução de “valores” errôneos pois, muitos sujeitos não valorizam o trabalho pedagógico e construtivista realizado pelos profissionais da educação da rede municipal. 

Assim, fomos recebidas com muito carinho pelos pequenos do grupo 5, a classe contém 20 alunos mas, a maioria das crianças estão com catapora, (por isto pesquisamos algumas coisas sobre a catapora no final do relatório), a professora tem graduação em pedagogia e atua na profissão a mais de dezesseis anos, com ajuda de sua auxiliar de classe (chamadas de ADI). As crianças são estimuladas a reflexão, a autonomia, de forma lúdica e construtivista. 
As rotinas são importantes para o desenvolvimento dos pequenos. As leituras de histórias são feitas todos os dias, a chamada, os ajudantes do dia, o calendário, a escrita de seus nomes e desenhos feitos pelas crianças, pois devemos valorizar suas criações. A estrutura da classe respeita o tamanho e a idade das crianças como: mesas e cadeiras, calendário, seus nomes e dos colegas na altura de seus olhos, a estante de brinquedos e de livros. NADA ESCONDIDO VIU! Além do conforto de uma sala ventilada e clara.
Em nossa observação podemos constatar que a sala de aula tem um clima de interesse, de aprendizagem de respeito e compartilhamento vivenciados pelas crianças. Adorei!!
Em breve muitas novidades não percam .
Beijos,
Patrícia e Rejane.


Catapora

A catapora, também chamada de varicela, é uma doença causada por um vírus que se chama Varicela-zóster. É uma doença altamente contagiosa, que tem como primeiros sintomas febre de até 40C graus, mal-estar, dores de cabeça, cansaço e falta de apetite.

Quando a pessoa adquire o vírus que causa a catapora, começam a aparecer manchinhas vermelhas na cabeça, no tronco e no rosto, podendo aparecer também dentro da boca, do nariz, das orelhas e em outras partes do corpo. Com o tempo, essas manchinhas vão se transformando em bolhinhas cheias de água, que cicatrizam, secam e formam casquinhas.

A transmissão dessa doença ocorre através do contato com uma pessoa doente por meio da tosse, espirro, catarro, ou também através do contato com o líquido que há dentro das bolinhas, antes de elas criarem as casquinhas.

A catapora é uma doença muito comum na infância, mas ela também pode se manifestar em adultos, só que de uma forma mais grave. Se você pegar catapora uma vez, nunca mais irá pegá-la novamente, pois seu corpo estará imunizado.
O tempo que leva entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia entre quinze e vinte dias, sendo que a recuperação completa leva cerca de dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

As feridinhas causadas pela catapora causam muita coceira
Não há no mercado um remédio específico para curar a catapora. O que os médicos recomendam é que enquanto a criança estiver em recuperação, o melhor a se fazer é manter repouso, tomar muita água, comer alimentos leves e evitar coçar as feridas que se formaram.
É muito importante não coçar as feridas, pois quando coçadas, as feridas infeccionam e deixam cicatrizes na pele que não somem nunca mais.

É muito importante não coçar as feridas, para que não deixem cicatrizes.
Para que uma criança não pegue catapora, é importante que seus pais a vacinem antes de ela completar um ano de idade.




Discentes: Patrícia da Silva e Rejane Moraes.
Docente: Marta Alencar / Curso: Pedagogia.

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

O Estágio realizou-se na Escola Municipal Irmã Sheilla localizada na rua: Canambi 4º travessa nº 60 – Bairro: Boca do Rio - Salvador/ Bahia. No período de 25/ 09 a 22/11 no turno vespertino na sala de educação infantil. Com a finalidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da FAMA- Faculdade Montessoriano de Salvador. Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência.
O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas municipais, quando observamos adquirimos experiências, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática.
O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA

A Escola Municipal Irmã Sheilla, segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola exclusivamente de educação infantil e identificada com o processo de construção de uma sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos com uma perspectiva construtivista.
São desenvolvidos na escola, projetos pedagógicos por semestres como exemplo: Terra nossa vida, com a colaboração de todos os professores, direção, auxiliares de classe e coordenação pedagógica.

ESTRUTURA FISÍCA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A estrutura física da escola é muito boa, as salas são amplas, com mesas e cadeiras apropriadas, armário para guardar materiais, ventiladores e quadro branco. O material necessário para o andamento das aulas é suficiente e adequado, sendo oferecido pela prefeitura no início do ano letivo. A equipe diretiva da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola, participando ativamente do cotidiano e contribuindo para o bom andamento das salas, a equipe é formada pela: diretora, vice - diretora, secretário, pedagoga e professoras.
As dependências do espaço físico da escola são de dois andares com: 10 salas, 1 secretária, 1direção, 1 pátio com brinquedos, 2 banheiros com 2 sanitários e um box com chuveiro. 1 banheiro para deficiente físico, 1 lavatório adaptado ao tamanho das crianças, uma cozinha com despensa, almoxarifado, 1 cobertura, 6 extintores de incêndio, 1 bebedor, estantes com livros e brinquedos. Existem salas de atividades como música e artes com instrumentos e materiais para um bom trabalho pedagógico.

ATIVIDADES DE DOCÊNCIA

Realizamos atividades de observação, participação e regência em sala na Educação Infantil no período da tarde. A rotina começa com a leitura de histórias, com calendário, ajudante do dia. As atividades em sala são bastante tranquilas e produtivas. Nesta escola, a professora tem chance de produzir mais com os alunos, além da questão do acompanhamento constante da família na escola. Como o método é construtivista, postura da professora constituem aspectos muito importantes, pois ela precisa acreditar: na capacidade da criança de aprender que a criança evolui construindo e reformulando suas hipóteses, que é preciso criar um clima propício à socialização do saber e intercâmbio de opiniões e que cada criança tem a sua maneira própria de aprender. Os jogos e dinâmicas são utilizadas para diversificar as atividades. As salas de aula são bastante amplas e confortáveis, com boa iluminação e ventilação.
Tivemos um ótimo relacionamento com professores e alunos, estes estavam sempre querendo nos conhecer melhor e pedindo ajuda. A aplicação do nosso projeto sobre sustentabilidade somou-se com os princípios pedagógicos da professora e da escola.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Ao término do estágio exigido pela disciplina Estágio Curricular Supervisionado, na Educação Infantil ficamos com a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar. A interação com os profissionais foi extremamente enriquecedora, como estudantes de pedagogia.
Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora.
Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na escola mostrou-nos a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais (professor pesquisador).


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