Projeto



FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR


PATRÍCIA DA SILVA
REJANE MORAES



SUSTENTABILIDADE TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA


















Salvador

2013.2

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PATRÍCIA DA SILVA
REJANE MORAES





SUSTENTABILIDADE TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA
















Projeto de intervenção apresentado no Curso de Pedagogia da Faculdade Montessoriano, como requisito de avaliação do componente curricular Estágio Curricular.
Orientadora: Professora Martha Alencar











Salvador
2013.2


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SUMÁRIO




2. JUSTIFICATIVA................................................................................................................. 4
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................................... 5
5. OBJETIVOS......................................................................................................................... 6
5.1 OBJETIVOS GERAIS ........................................................................................................ 6
5.2 OBJETVOS ESPECÍFICOS................................................................................................ 7
6. CRONOGRAMA................................................................................................................. 7
7. METODOLOGIA................................................................................................................. 8
7.1 CONTEÚDOS...................................................................................................................... 8
8. RECURSOS.......................................................................................................................... 8
9. AVALIAÇÃO....................................................................................................................... 9
10. BIBLIOGRAFIA................................................................................................................ 9






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Escola Municipal Irmã Sheila.
Turno: vespertino
Regente: Jandira
Estagiária(s): Patrícia da Silva e Rejane Moraes / Orientadora: Marta Alencar.
Componente Curricular: Estágio Curricular na Educação Infantil.

SUSTENTABILIDADE TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

1. INTRODUÇÃO
A Escola Municipal Irmã Sheila está trabalhando durante esse segundo semestre o tema  “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, entretanto nosso projeto de intervenção acompanhará a dinâmica da escola sugerido pela coordenadora.     
A principal área do conhecimento que será abordada é “Natureza e Sociedade” para que a criança aprimore os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos; para desenvolver progressivamente hábitos de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e a preservação do ambiente); uma vez que o tema tem a possibilidade de trabalhamos também outras áreas do conhecimento de forma integrada, buscando uma aprendizagem mais ampla e significativa para as crianças.  
2. JUSTIFICATIVA
A importância deste projeto para o grupo 5 se dá na valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente para a vida de todos os seres vivos.
 Este projeto está partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, que devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea. Assim devemos trabalhar desde a infância, desse modo a escola vai realizando um trabalho de conscientização na infância e transpassando a toda comunidade escolar (pais, estudantes, escola etc.). Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente. Torna-se notório a necessidade de abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada pelas ações inconsequentes de nos seres humanos.
Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
 Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade.

3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
            O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), documento oficial elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1998, é composto por três volumes e em nenhum deles o termo educação ambiental aparece. Vale ressaltar que o RCNEI integra a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, voltado para auxiliar o trabalho do professor das instituições de educação infantil sendo um guia na elaboração de projetos educativos.
O terceiro volume possui um eixo de trabalho que engloba a questão ambiental, mas não cita a educação ambiental em momento algum. Este eixo, denominado “Natureza e Sociedade”, reúne temas pertinentes ao mundo social e natural.
 Os componentes da paisagem são tanto decorrentes da ação da natureza como da ação do homem em sociedade. O RCNEI afirma que
O fato da organização dos lugares ser fruto da ação humana em interação com a natureza abre a possibilidade de ensinar às crianças que muitas são as formas de relação com o meio que os diversos grupos e sociedades possuem no presente ou possuíam no passado. (1998, p.184).
         
   A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca.
Desse modo, é importante que trabalhemos a sustentabilidade no sentido de envolver nossos alunos a partir da conscientização do meio ambiente na escola, para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade de forma lúdica.
A sistematização acontece não só ao final do processo, mas principalmente no decorrer dele. Partindo desta ideia de que podemos possibilitar às nossas crianças condições de criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, cooperando com seus colegas por meio das situações de explicação e argumentação de ideias e opiniões (embalagens, recipientes, etc.).
No primeiro volume do RCNEI, onde se encontra os objetivos gerais da educação infantil, vê-se que a preservação do meio ambiente está presente: “observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação”, corroborando com a definição de educação ambiental estabelecida na Política Nacional de Educação Ambiental, que sustenta que “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”, que é um “bem de uso comum do povo”, e é “essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Daí a importância de identificar qual a representação cada parcela da sociedade tem do meio ambiente para trabalhar tanto com os alunos como nas relações escola/comunidade.

4. OBJETIVOS:                                                       
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvem o meio ambiente e a cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento da sustentabilidade.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.

ü  Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.

ü  Estimular as crianças para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive.

ü  Estimular as crianças a mudanças nas práticas de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.

ü  Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.

5. CRONOGRAMA
Público: crianças de 5 e 6 anos 
Período de aplicação do projeto

Dias da semana
Principais atividades
Dias 23, 24 e 25/ 10.
Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação. Histórias e Fantoches.
Dias 30, 31 e 01/11
Apresentar  a importância da separação coletiva e as transformações  do lixo reciclagem em arte (brinquedos entre outros).
Dias 06, 07 e 08/ 11
Trabalhar com as crianças a importância das árvores, para a vida humana e ecológica. Com a elaboração de uma maquete em conjunto.
Dias 13, 14/11, 15/11 feriado.
 Jogos e brincadeiras com material reciclável. Estimulando a aprendizagem e a concepção que quase tudo pode ser reutilizado.
Dias 21,22/11, 25/11 feriado.
Conscientizar as consequências de um ambiente sujo. No dia 22/11 realizaremos a Culminância a apresentação dos resultados com os trabalhos realizados a turma do grupo 5.

6. METODOLOGIA
ü  Apresentação do projeto a coordenadora pedagógica Carla e a professora Jandira.
ü  Apresentar aos alunos como conviver num ambiente agradável;
ü   Rodas de Conversa sobre o meio ambiente e seus problemas;
ü   Oficinas de desenho, colagem e pinturas;
ü  Elaboração de brinquedos recicláveis com a cooperação de todos os alunos;
ü  Roda conversa sobre o lixo e conservação no meio ambiente;
ü  Cotação de histórias usando fantoches;
ü  Brincadeiras;
ü  Exibição de DVD.
ü  Músicas.

7. CONTEÚDOS

ü    O que é lixo? A coleta de lixo na nossa cidade
ü    Onde os lixos são despejados,
ü    Os perigos dos lixos acumulados
ü    Higiene pessoal e do meio ambiente
ü    Reciclagem
ü    Natureza e meio ambiente;
                               
Os conteúdos serão trabalhados através de:

 Interpretações oral e através de desenhos;
 Atividades orais e escritas;
 Brincadeiras e Jogos (Jogo da Memória)
Músicas;
Pinturas e Recortes;
Confecção de Painéis com as atividades feitas pelas crianças;
Ler histórias e assistir filme sobre educação ambiental, reciclagem e ação do homem sobre a natureza.

8. RECURSOS
ü  Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixa surpresa, papel metro, cola, lápis borracha, hidro cor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; atividades impressos, garrafa pet, caixa de leite, papel colorido, folder  informativo, livro de histórias, cami etc.
9. AVALIAÇÃO
            Entendemos a avaliação como processo contínuo, que existe a partir do instante que nasce a intenção de um projeto, até o dia em que seus efeitos e resultados possam ser ligados ou atribuídos. Deve ser integrado ao planejamento, à execução e à conclusão de cada uma das partes que o compõem, para a construção da aprendizagem significativa.  Que ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento.
            Portanto a Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas, com a professora e com nós estagiarias.

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BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 3v.: il. 1998.

KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.

Filme “Um plano para salvar o planeta”


Vídeo “Vamos cuidar do Meio Ambiente”


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