FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR
PATRÍCIA
DA SILVA
REJANE
MORAES
SUSTENTABILIDADE TAMBÉM É COISA DE
CRIANÇA
Salvador
2013.2
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PATRÍCIA
DA SILVA
REJANE
MORAES
SUSTENTABILIDADE TAMBÉM É COISA DE
CRIANÇA
Projeto de intervenção apresentado no Curso de
Pedagogia da Faculdade Montessoriano, como requisito de avaliação do componente
curricular Estágio Curricular.
Orientadora: Professora Martha Alencar
Salvador
2013.2
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SUMÁRIO
2. JUSTIFICATIVA................................................................................................................. 4
3.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................................... 5
5.
OBJETIVOS......................................................................................................................... 6
5.1 OBJETIVOS GERAIS ........................................................................................................ 6
5.2 OBJETVOS ESPECÍFICOS................................................................................................ 7
6. CRONOGRAMA................................................................................................................. 7
7. METODOLOGIA................................................................................................................. 8
7.1
CONTEÚDOS...................................................................................................................... 8
8. RECURSOS.......................................................................................................................... 8
9. AVALIAÇÃO....................................................................................................................... 9
10. BIBLIOGRAFIA................................................................................................................ 9
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Escola
Municipal Irmã Sheila.
Turno:
vespertino
Regente:
Jandira
Estagiária(s):
Patrícia da Silva e Rejane Moraes / Orientadora: Marta Alencar.
Componente
Curricular: Estágio Curricular na Educação Infantil.
SUSTENTABILIDADE TAMBÉM É COISA DE
CRIANÇA
1. INTRODUÇÃO
A
Escola Municipal Irmã Sheila está trabalhando durante esse segundo semestre o
tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”,
entretanto nosso projeto de intervenção acompanhará a dinâmica da escola
sugerido pela coordenadora.
A
principal área do conhecimento que será abordada é “Natureza e Sociedade” para que a criança aprimore os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos
e lúdicos; para desenvolver
progressivamente hábitos de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos,
tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e a
preservação do ambiente); uma vez que o tema tem a
possibilidade de trabalhamos também outras áreas do conhecimento de forma
integrada, buscando uma aprendizagem mais ampla e significativa para as
crianças.
2.
JUSTIFICATIVA
A
importância deste projeto para o grupo 5 se dá na valorização de atitudes de
manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente para a vida
de todos os seres vivos.
Este projeto está partindo do princípio que a
educação ambiental é um processo longo e contínuo, que devemos mudar nossos
hábitos e atitudes de maneira espontânea. Assim devemos trabalhar desde a
infância, desse modo a escola vai realizando um trabalho de conscientização na
infância e transpassando a toda comunidade escolar (pais, estudantes, escola
etc.). Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização
da vida e, consequentemente do meio ambiente. Torna-se notório a necessidade de
abordarmos as questões que tangem a educação ambiental, pois não podemos fechar
os olhos para uma natureza que diariamente revela-se cada vez mais prejudicada
pelas ações inconsequentes de nos seres humanos.
Como
educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em
relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social,
econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado,
a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as
gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Assim por perceber a necessidade de um
trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto
buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade.
3.FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA:
O Referencial Curricular Nacional para
a Educação Infantil (RCNEI), documento oficial elaborado pelo Ministério da
Educação (MEC) em 1998, é composto por três volumes e em nenhum deles o termo
educação ambiental aparece. Vale ressaltar que o RCNEI integra a série de
documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, voltado para auxiliar o
trabalho do professor das instituições de educação infantil sendo um guia na
elaboração de projetos educativos.
O
terceiro volume possui um eixo de trabalho que engloba a questão ambiental, mas
não cita a educação ambiental em momento algum. Este eixo, denominado “Natureza
e Sociedade”, reúne temas pertinentes ao mundo social e natural.
Os
componentes da paisagem são tanto decorrentes da ação da natureza como da ação
do homem em sociedade. O RCNEI afirma que
O fato da
organização dos lugares ser fruto da ação humana em interação com a natureza
abre a possibilidade de ensinar às crianças que muitas são as formas de relação
com o meio que os diversos grupos e sociedades possuem no presente ou possuíam
no passado. (1998, p.184).
A Educação Ambiental é
muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É
trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de
intervenção na realidade que nos cerca.
Desse modo, é importante que trabalhemos a sustentabilidade no sentido
de envolver nossos alunos a partir da conscientização do meio ambiente na
escola, para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia
a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade de forma lúdica.
A sistematização acontece não só ao final do processo, mas
principalmente no decorrer dele. Partindo desta ideia de que podemos
possibilitar às nossas crianças condições de criar e aprimorar o senso crítico,
mediante a análise do material, cooperando com seus colegas por meio das
situações de explicação e argumentação de ideias e opiniões (embalagens,
recipientes, etc.).
No primeiro volume do RCNEI, onde se encontra os objetivos gerais da educação
infantil, vê-se que a preservação do meio ambiente está presente: “observar e
explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação”, corroborando com a
definição de educação ambiental estabelecida na Política Nacional de Educação
Ambiental, que sustenta que “os processos por meio dos quais o indivíduo e a
coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e
competências voltadas para a conservação do meio ambiente”, que é um “bem de
uso comum do povo”, e é “essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Daí a importância de identificar qual a representação cada parcela da
sociedade tem do meio ambiente para trabalhar tanto com os alunos como nas
relações escola/comunidade.
4. OBJETIVOS:
Proporcionar o conhecimento e a
conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvem o
meio ambiente e a cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a
preservação e o desenvolvimento da sustentabilidade.
4.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza
e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.
ü Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos
hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
ü Estimular as crianças para que perceba a importância do homem na
transformação do meio em que vive.
ü Estimular as crianças a mudanças nas práticas de atitudes e a
formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
ü Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
5. CRONOGRAMA
Público: crianças de 5 e 6 anos
Período de aplicação do projeto
Dias da semana
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Principais
atividades
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Dias 23, 24 e 25/ 10.
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Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades.
Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a
preservação. Histórias e Fantoches.
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Dias 30, 31 e 01/11
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Apresentar a importância da
separação coletiva e as transformações
do lixo reciclagem em arte (brinquedos entre outros).
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Dias 06, 07 e 08/ 11
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Trabalhar com as crianças a importância das árvores, para a vida
humana e ecológica. Com a elaboração de uma maquete em conjunto.
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Dias 13, 14/11, 15/11 feriado.
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Jogos e brincadeiras com material reciclável. Estimulando a
aprendizagem e a concepção que quase tudo pode ser reutilizado.
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Dias 21,22/11, 25/11 feriado.
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Conscientizar as consequências de
um ambiente sujo. No dia 22/11 realizaremos a Culminância a apresentação dos
resultados com os trabalhos realizados a turma do grupo 5.
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6. METODOLOGIA
ü Apresentação do projeto a coordenadora pedagógica Carla e a
professora Jandira.
ü Apresentar aos alunos como conviver num
ambiente agradável;
ü Rodas de Conversa sobre o
meio ambiente e seus problemas;
ü Oficinas de desenho,
colagem e pinturas;
ü Elaboração de brinquedos recicláveis com a cooperação de todos os
alunos;
ü Roda conversa sobre o lixo e conservação no meio ambiente;
ü Cotação de histórias usando fantoches;
ü Brincadeiras;
ü Exibição de DVD.
ü Músicas.
7. CONTEÚDOS
ü O
que é lixo? A coleta de lixo na nossa cidade
ü Onde
os lixos são despejados,
ü Os
perigos dos lixos acumulados
ü Higiene
pessoal e do meio ambiente
ü Reciclagem
ü Natureza
e meio ambiente;
Os
conteúdos serão trabalhados através de:
Interpretações oral e através de desenhos;
Atividades orais e escritas;
Brincadeiras e Jogos (Jogo da Memória)
Músicas;
Pinturas e Recortes;
Confecção de Painéis com as
atividades feitas pelas crianças;
Ler histórias e assistir filme
sobre educação ambiental, reciclagem e ação do homem sobre a natureza.
8. RECURSOS
ü Aparelhos
de som, mídias de CD e DVD; caixa surpresa, papel metro, cola, lápis borracha, hidro
cor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; atividades impressos, garrafa
pet, caixa de leite, papel colorido, folder
informativo, livro de histórias, cami etc.
9. AVALIAÇÃO
Entendemos a avaliação como processo
contínuo, que existe a partir do instante que nasce a intenção de um projeto,
até o dia em que seus efeitos e resultados possam ser ligados ou atribuídos. Deve
ser integrado ao planejamento, à execução e à conclusão de cada uma das partes
que o compõem, para a construção da aprendizagem significativa. Que ocorrerá durante todo o processo de seu
desenvolvimento.
Portanto a Avaliação será contínua,
através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas, com a professora e com nós estagiarias.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Referencial curricular nacional para a
educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de
Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 3v.: il. 1998.
KLOETZEL, K. O. O que é meio ambiente. 2. ed. São
Paulo: Brasiliense, 1998.
Filme “Um
plano para salvar o planeta”
Vídeo
“Vamos cuidar do Meio Ambiente”
obrigada por esse blog, me ajudou muito no projeto que fiz na escola infantil zona norte sp amei
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