Escola
Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5 Turma: B Turno: Tarde Data: 30/10/2013.
Estagiárias: Patrícia e Rejane
PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Natureza e Sociedade/ Meio
Ambiente, linguagem oral e escrita.
OBJETIVOS:
Criar
hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
Valorizar e respeitar a natureza
Aprender
sobre a importância de plantio.
MATERIAIS:
Papel
A4, cola colorida e fantoches.
DESENVOLVIMENTOS
Primeiro
momento: Propor as crianças uma história contada de forma diferente através de
um teatro de fantoches com o tema: “Ana, Inês e o meio Ambiente”. Essa
atividade será realizada em sala de aula, afastaremos as mesas arrumaremos as
cadeiras (em forma de teatro). Dessa forma (Patrícia e Rejane) iremos nos
posicionar atrás da mesa e contaremos a história.
Segundo
momento: O registro da história será através de desenhos produzido pelas
crianças utilizando a pintura de cola colorida.
AVALIAÇÃO
Será
através de observação das crianças no desempenho de suas atividades.
Atividade produzida pelas crianças, o reconto da história de Ana, Inês e o Meio Ambiente. |
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Escola Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5 Turma: B Turno: Tarde Data: 31/10/2013.
Estagiárias: Patrícia e Rejane
PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Matemática
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Contagem de 1 a 6 utilizando a
linguagem oral. anotação numérica e o
registro.
OBJETIVOS:
Reconhecer
os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções espaciais como
ferramenta necessária no seu cotidiano.
MATERIAIS:
Papel
A4 (Tabela), lápis, 6 garrafas pet de 2L higienizadas, fitas para colorir,
jornal e uma meia antiga e limpa.
DESENVOLVIMENTOS
Primeiro
momento: Esta atividade será realizada no segundo horário após o recreio, no
espaço interno da escola fora da sala de aula. Mostrar as crianças alguns
materiais que iriam para o lixo, mas pode ser transformado em brinquedo, como
(garrafa pet, papel picado, jornal). Logo após a demonstração propor as
crianças a confeccionar o jogo de boliche ecológico com materiais recicláveis em
conjunto, dividindo a turma em equipe e tarefas.
Segundo
momento: Todas as crianças irão jogar uma partida de boliche e cada
garrafa derrubada o aluno contará a quantidade, falará em voz alta e registrará os número na tabela de papel A4.
AVALIAÇÃO
Será
através da participação dos alunos, o reconhecimento dos numerais e a escrita.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
(Atividade para os alunos)
Nome: _______________________________________
TABELA DE REGISTRO
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Escola Municipal Irmã Sheila
Professora:
Jandira
Grupo 5 Turma: B Turno: Tarde Data: 01/11/2013
Estagiárias:
Patrícia e Rejane
PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem
oral
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Natureza
e meio ambiente
OBJETIVOS:
Apresentar as crianças à importância dos
animais no meio ambiente
MATERIAIS:
Tampinhas
de garrafa pet, papel A4, papel colorido e cola branca e cola colorida.
DESENVOLVIMENTOS
Primeiro
momento: Propor que todos ( crianças e professores) fiquem em roda para ouvir a
história “O vaso quebrado” contada por
Rejane, o livro deve ser colocado no centro da roda. Assim as crianças terão
contato com as imagens, pois a estória é repleta de mistérios do mundo animal,
além de ser criativa e colorida.
Segundo momento: Juntar todas as mesas,
distribuir uma folha de papel colorido, tampinhas de garrafa pet, cola branca e
pedaços de papel e cola colorida, para cada criança. Assim, registrando a estória representando um animal e seu habitat com criatividade.
AVALIAÇÃO
Será
através de observação das crianças no desempenho de suas atividades.
Atividade produzida pelas crianças: Arte nas tampinhas de garrafas, representando os animais que apareceram na história " O vaso quebrado" |
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Escola
Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5 Turma: D Turno: Tarde Data: 06/11/2013
Estagiárias: Patrícia e Rejane
PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Oralidade, Lixo;
reciclagem;
OBJETIVOS:
Desenvolver
a comunicação oral.
Conscientizar
sobre a importância de não jogar lixo no chão.
MATERIAIS:
História
“Lugar de lixo é no lixo” de Minéia Pacheco (www.mineiapacheco.com.br), Papel a4
e lápis de cera para colorir.
DESENVOLVIMENTOS
No
primeiro momento: Vamos promover a leitura da história “Lugar de lixo é no
lixo” de Minéia Pacheco, em forma de maquete. Esta história será contada por
Rejane e Patrícia em sala de aula e as crianças ficarão em círculo.
No
segundo momento: Logo após a leitura, vamos promover a comunicação oral de cada
criança e a reflexão sobre a história de Ítalo um menino que se sentia
incomodado com a quantidade de lixo no parque de seu bairro. Então, a solução
que ele arrumou foi conscientizar as pessoas que lugar de lixo é no lixo. Desse modo, as perguntas norteadoras serão: Vocês
observam pessoas jogando lixo no chão em seu bairro? Jogar lixo no chão
prejudica a natureza? Por quê? O lixo deve ser jogado sempre aonde? O que vocês
poderiam fazer para ajudar Ítalo?
Terceiro
momento: O Registro da história através de desenhos.
AVALIAÇÃO
Será
através de observação das crianças no desempenho de suas atividades.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Escola
Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5 Turma: D Turno: Tarde Data: 07/11/2013
Estagiárias: Patrícia e Rejane
PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Reciclagem e
criatividade
OBJETIVOS:
Estimular as
crianças à criatividade com vários tipos de papéis recicláveis.
MATERIAIS:
Jornais
cortados, pedaços de papelão, revista, plástico, cola branca, pincel (
opcional) e papel 40 quilo.
DESENVOLVIMENTOS
Primeiro
momento: Em sala de aula as crianças ficarão dispostas em círculo, e iniciará a leitura do livro “Arapuca” de Daniel Cabral
contada por Patrícia. O livro é bem criativo, pois sua leitura é somente
através de imagens, sendo indispensáveis os questionamentos: O que vocês estão
vendo de interessante na história? As árvores, casas, pássaros e o quarto da
personagem feito de algum material reciclável? Qual? È possível fazer coisas
bonitas com materiais recicláveis?
Segundo
momento: Despertando a criatividade das crianças, vamos propor uma atividade
voltada ao reaproveitamento de vários tipos de papéis. Assim será realizada em
sala e afastaremos todas as cadeiras, para que haja espaço. Colocar o papel 40
quilo no chão e construir objetos ou elementos da natureza com colagens de papéis
recicláveis.
AVALIAÇÃO
Será
através de observação das crianças e no desempenho de suas atividades.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Escola
Municipal Irmã Sheila
Professora: Jandira
Grupo 5 Turma: D Turno: Tarde Data: 08/11/2013
Estagiárias: Patrícia e Rejane
PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Natureza
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Meio ambiente /As consequências do lixo.
OBJETIVOS:
Despertar
a formação de valores e atitudes com o meio em que vive; Estimular a
curiosidade das crianças, através de uma maquete sobre as consequências de
jogar lixo na rua.
MATERIAIS:
Caixa
plástica, areia, tudo de pvc, água, pedaços de papel e plástico, vídeo sobre o
lixo nas ruas, papel A4 e hidrocor e lápis de cor.
DESENVOLVIMENTOS
No
primeiro momento: vamos despertar a curiosidade das crianças realizando uma experiência.
Com uma caixa de areia descritas nos materiais acima, porém cheia lixo e jogar
a água na presença das crianças (para que possam perceber o fenômeno). Assim levantaremos questionamentos: O que
vocês acham que está acontecendo aqui? Vamos fazer de conta que essa caixa é o
bueiro das ruas de Salvador. E ao chover porque a água da chuva não está
descendo? Quais as consequências de jogar lixo na rua principalmente nos meses
chuvosos? O que podemos fazer para que isso não ocorra?
No
segundo momento: Vamos assistir ao vídeo curto sobre o lixo nas ruas, logo após
a registro da atividade através de desenhos.
AVALIAÇÃO
Será através de observação das crianças no
desempenho de suas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário