domingo, 3 de novembro de 2013

Diário de regência


Oi gente! 

Adoramos estar com vocês compartilhando nossa vivência na educação infantil. Estamos muito felizes, pois a coordenadora e a professora da escola é muito competente e dedicada, com isso temos a oportunidade de confrontar a teoria e a prática e digo a vocês dá certo!
A escola respeita as ideias originais das crianças estimulando e despertando a curiosidade e suas habilidades. Segundo os estudos de pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky a escola deve procurar criar uma prática calcada nos pressupostos teóricos, que empenharam na criação e/ou adaptação de atividades que propiciassem à criança, oportunidades de compreensão e evolução, respeitando-se suas hipóteses originais, ritmo e interesses, sem descuidar dos conflitos cognitivos (obs: certo e errado) que provocam o surgimento de novos esquemas de interpretação. Além dos conhecimentos teóricos norteando a ação, as próprias crianças fornecem indicadores quanto à propriedade das atividades, procedendo-se a alteração ou supressões, colhendo sugestões das próprias crianças.
O preparo e postura da professora constituem aspectos muito importantes, pois ela precisa acreditar:
·         Na capacidade da criança que aprende;
·         Que o sistema da Linguagem Escrita é reinventado pelos alunos;
·         Que a criança evolui construindo e reformulando suas hipóteses;
·         Que não é necessário “ensinar” o tempo todo, mas possibilitar interações, interlocuções, confrontos e troca de pontos de vistas;
·         Que os conflitos são benéficos e necessários, pois, provocam o progresso cognitivo;
·         Que é preciso criar um clima propício à socialização do saber e intercâmbio de opiniões;
·         Que o aluno tem a sua maneira própria de aprender.
Fica a dica! Aprender é muito bom, mas compartilhar é melhor ainda.
Beijocas,

Patrícia e Rejane.

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