Oi gente!
Adoramos estar com
vocês compartilhando nossa vivência na educação infantil. Estamos muito
felizes, pois a coordenadora e a professora da escola é muito competente e
dedicada, com isso temos a oportunidade de confrontar a teoria e a prática e
digo a vocês dá certo!
A escola respeita as ideias
originais das crianças estimulando e despertando a curiosidade e suas
habilidades. Segundo os estudos de pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky
a escola deve procurar criar uma prática calcada nos pressupostos teóricos, que
empenharam na criação e/ou adaptação de atividades que propiciassem à criança, oportunidades
de compreensão e evolução, respeitando-se suas hipóteses originais, ritmo e
interesses, sem descuidar dos conflitos cognitivos (obs: certo e errado) que
provocam o surgimento de novos esquemas de interpretação. Além dos
conhecimentos teóricos norteando a ação, as próprias crianças fornecem
indicadores quanto à propriedade das atividades, procedendo-se a alteração ou
supressões, colhendo sugestões das próprias crianças.
O preparo e postura da
professora constituem aspectos muito importantes, pois ela precisa acreditar:
·
Na capacidade da criança que aprende;
·
Que o sistema da Linguagem Escrita é
reinventado pelos alunos;
·
Que a criança evolui construindo e
reformulando suas hipóteses;
·
Que não é necessário “ensinar” o tempo todo,
mas possibilitar interações, interlocuções, confrontos e troca de pontos de
vistas;
·
Que os conflitos são benéficos e necessários,
pois, provocam o progresso cognitivo;
·
Que é preciso criar um clima propício à
socialização do saber e intercâmbio de opiniões;
·
Que o aluno tem a sua maneira própria de
aprender.
Fica
a dica! Aprender é muito bom, mas compartilhar é melhor ainda.
Beijocas,
Patrícia
e Rejane.
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