sábado, 5 de outubro de 2013

RESUMO DO VÍDEO: TRABALHANDO COM PROJETOS - CELSO ANTUNES



Faculdade Montessoriano de Salvador
Disciplina: Estágio Curricular
Orientadora Marta Alencar

Patrícia Silva
Rejane Moraes



De acordo com o vídeo “O trabalhando com projetos” este trabalho pedagógico causa profundas e benéficas transformações no cotidiano escolar. Mas como fazê-lo? Neste vídeo, Celso Antunes trata dos novos papéis que educadores e educando têm nesse contexto, mostra passo a passo como realizar projetos e traz diversos exemplos inspiradores.
Ao assistirmos o vídeo nos sentirmos profundamente envolvidas com o estágio, visto que teremos como atividade no estágio, a elaboração de um projeto de intervenção para a educação infantil, uma vez que será um projeto cuja atenda as necessidades da realidade das crianças ali envolvidas. Portanto o educador Celso Antunes esclarece a verdadeira importância dos projetos e de como podemos trabalhar com esses projetos nas escolas e também na faculdade a qual o acadêmico está inserido. Ele fala que o professor conduz as ações dos projetos desde que numa aula convencional o aluno passe de telespectador para pesquisador.
Celso Antunes apresenta também os passos fundamentais para elaboração de um projeto de modo que o objetivo esteja claro para todos, tendo em vista que é uma proposta desafiadora para os alunos. E é de fundamental importância que suas ideias estejam inseridas na produção e que os mesmos possam contextualizar desde que haja uma aprendizagem significativa.
No âmbito escolar a realização de um projeto propõe uma investigação desenvolvida com mais profundidade em torno de um determinado assunto. A busca da solução de algo pode se tornar um projeto. O projeto escolar pode ocorrer em sala de aula integrando as disciplinas curriculares ou envolvendo toda comunidade escolar.
O trabalho de Reggio Emília é referência de como trabalhar projetos e suas contribuições para o desenvolvimento do educando, nos fatores da aprendizagem, do social, da interação entre outras. Essas iniciativas educativas propiciam ao estudante a aprender a aprender, pois permeia na interdisciplinaridade curricular e o ajudará ao longo de suas vidas.
Celso Antunes chama atenção da importância do educador em saber trabalhar com projetos, pois esse profissional é um mediador da metodologia de ação e o educando passa ser pesquisador respeitando o conhecimento.
O autor relata passos importantes que devem ser respeitadas na elaboração de um projeto. O primeiro passo o objetivo central do projeto, que é trabalhado em conjunto ou com toda comunidade escolar. Outro passo relevante são as perguntas norteadoras, pois é constituída de curiosidade, a serem buscadas.
As fontes de pesquisa de todos os tipos (vídeos, livros, reportagens, artigos etc.) são relevantes para a compreensão do educando, pois toda pergunta há uma resposta.
Desse modo, discutir as fases do projeto o (inicio, meio e fim) precisa ser organizada em etapas de preparação, apresentação e avaliação. O cronograma nos permite ter uma noção importante do tempo da realização do projeto.
Nas atividades desenvolvidas, o olhar atento do educador e a percepção das habilidades operatórias do educando proporciona uma analise da metodologia cientifica, estimulando-os a repensar questões de natureza social, política e econômica.
Assim, a escola tem como finalidade estimular o educando a aprende a aprender, aprender a pensar, provocador da solidariedade e das relações interpessoais, configurador de sentir o outro em si, sentindo-se no outro e acordem competências, necessário para o desenvolvimento social do educando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário